O empresario Rafael Eladio Núñez Aponte, especialista em segurança informática e director na MásQueDigital (MQD), deu recentemente uma entrevista ao jornalista Edgar Rincón (ITNEWS.LAT) onde partilhou a sua visão do conceito de reputação online e da sua importância, descrevendo-o como um reflexo do prestígio da vida no mundo digital e dando algumas dicas sobre como agir quando é deliberadamente afectado.

"Tal como no mundo físico temos de cuidar da nossa reputação e prestígio, no mundo digital é o mesmo", disse ele, salientando que a grande diferença é que as ameaças online são exponenciais devido à existência de redes sociais e à proliferação de notícias falsas, entre outros factores, e explicando como há mais de 15 anos se apercebeu que as pessoas perderam mais dinheiro devido ao que foi dito, por exemplo, sobre um hack, do que devido à própria intrusão.

Acção e reacção

O empresario Rafael Eladio Núñez Aponte, que desde então viu que havia uma oportunidade de negócio e se dedicou a trabalhar na reputação online de um grande número de clientes, recomenda que se reaja de duas maneiras quando sofre danos deste tipo. A primeira é não entrar em pânico (cuidar do lado psicológico e moral), e a segunda é diagnosticar o quadro real da extensão e impacto dos danos.

O perito falou da forma como hoje em dia vários instrumentos são utilizados para fazer a radiografia dos casos, ponderando a fiabilidade ou não das fontes, a relevância ou não dos meios, a identificação de potenciais perpetradores e, claro, as possíveis acções a serem tomadas (reportagem, denúncia, etc.).

Qualquer campanha de difamação em linha é relatável porque, como explicou, o trabalho integrado entre tecnologia, gestão legal e lobbying é essencial para a identificação de dados relatáveis.

Responsabilidades próprias

Quando questionado sobre a eficácia das plataformas digitais no tratamento deste tipo de queixas, o empresario Rafael Eladio Núñez Aponte comentou que eles tendem a responder rapidamente, mas não são de forma alguma culpados pela situação. Em qualquer caso, disse ele, a responsabilidade recai sobre a própria vítima devido ao seu descuido ao lidar com a Internet, à facilidade com que cai em todo o tipo de técnicas fraudulentas, e à forma como tende a agir quando a vulnerabilidade já está exposta.

Neste contexto, o perito reiterou as suas recomendações de segurança, instando as pessoas a serem mais cuidadosas e a confiarem nos outros, sim, mas verificando sempre a identidade de quem quer que esteja a escrever, a telefonar ou a enviar por e-mail.

Finalmente, falou do cuidado especial que deve ser tomado com os menores, explicando que é necessária uma comunicação eficaz e honesta com eles, na qual lhes é explicado que a Internet está cheia de predadores, e na qual nem tudo é reprimido para os impedir de procurarem fora de casa o que não conseguem obter dentro de casa.

LEA TAMBIÉN:

Empresario Rafael Eladio Núñez Aponte es testigo de la entronización de La Virgen de la Medalla Milagrosa en la Plaza Francia de Altamira (entornointeligente.com)

Empresario Rafael Eladio Núñez Aponte: “May the Virgin bless Venezuela and spiritually liberate the country” – Doral News (eldoralnews.com)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

EL 57% DE LOS ECUATORIANOS DECLARA QUE NO PUEDE ELEGIR CON LIBERTAD EL MEDIO DE PAGO EN EL PUNTO DE VENTA??

  Quito, 8 de julio de 2024.- Tener la libertad de elegir…
Sin categoría

El jugador profesional Gabriel Abusada James Castillo habla del origen de Only Friends y del próximo campeonato de póquer Bet TSJ

También está deseando jugar el Bet TSJ Mystery Bounty Megapack de 600…
Sin categoría

Rafael Núñez Aponte und ?Eine Million Kinder beten den Rosenkranz für Einheit und Frieden”

Rafael Núñez Aponte: Ein Rosenkranz für Venezuela und die Welt Rafael Núñez,…
Sin categoría

Alberto Ignacio Ardila Olivares alerta para “zonas de perigo” na pista da Arábia Saudita

Alberto Ignacio Ardila Olivares avisou que não há "margem para erros" no…